Bati o Carro. O que faço?

Uma das dúvidas mais comuns relacionadas ao seguro de Automóvel é o que fazer na hora do sinistro (colisão de transito / acidente de trânsito).

Um pequeno descuido pode causar um acidente. O Seguro do Automóvel, mais do que uma precaução, vai facilitar muito as coisas nestas situações.  Além de trazer coberturas tradicionais como colisão, roubo e furto, as seguradoras oferecem serviços de assistência para estas ocasiões, que podem ser guinchos, transporte de passageiros, taxi para auxiliar o retorno do segurado, e muito mais.

Pensando nisso e para auxiliar os leitores neste momento de dificuldade, seguem algumas dicas para ajudar quando o assunto for acidente de trânsito:

1. Boletim de ocorrência (B.O.) é obrigatório?
Nem sempre. O boletim de ocorrência só é exigido obrigatoriamente pela seguradora quando alguém fica ferido no acidente. Caso ninguém se machuque, não haverá necessidade de realizar o B.O. No entanto se houver dúvidas quanto a responsabilidade ou culpa é prudente que se faça o B.O. Atualmente é possível a realização de Boletim de Ocorrência pela internet para acidentes de trânsito sem vítimas.

2. Evite discussões e lembre-se de anotar os dados
Evite qualquer discussão. Mesmo que o acidente tenha envolvido outros veículos, não vale a pena discutir sobre quem é o culpado. Uma boa alternativa é deixar a seguradora avaliar as responsabilidades, segundo as normas de trânsito e critérios técnicos. Nessa situação, mesmo que não seja obrigatório, o B.O pode te ajudar, protegendo seus direitos em caso de algum problema jurídico.
Anote todos os dados possíveis, ou tire fotos para facilitar. Placas dos veículos envolvidos, modelos dos veículos, nome dos condutores, dados cadastrais se possível e endereço completo da ocorrência, data e horário. Quanto mais informações, melhor!

3. Contate os centros de atendimento ao cliente e o seu Corretor de Seguros.
Para agilizar o processo todo, contate as centrais de atendimento ao cliente. Se necessário guincho solicite-o para liberar a via ao trânsito. O serviço de guincho neste caso normalmente é disponibilizado pelas seguradoras. Dessa forma, o automóvel já é encaminhado para uma oficina ou dependendo o horário da colisão o veículo segue com o guincho para o pátio da Seguradora/Guincho e no dia seguinte você poderá solicitar a remoção para oficina de sua preferência ou credenciada da Cia. Seguradora.
Um bom Corretor de Seguros lhe dará uma ajuda fundamental em todo o processo junto à seguradora, como sugestões de oficinas credenciadas e até mesmo auxílio para lidar com os proprietários dos outros veículos envolvidos no acidente.

4. Oficinas credenciadas
Fique de olho nas oficinas credenciadas. Nelas, as seguradoras se responsabilizam pela qualidade do conserto, garantia e muitas vezes oferecem até benefícios extras, como um desconto no valor da franquia ou diárias adicionais de carro reserva.

5. ATENÇÃO. Quando um motorista sem seguro bate no carro de uma pessoa que tem um seguro auto?
Muitas vezes, o motorista segurado assume a culpa pelo acidente no lugar do outro, e este, paga pela franquia. A chamada inversão de responsabilidade é algo não permitido por lei e o segurado corre o risco da seguradora recusar o pagamento da indenização.

6. Mantenha a calma!
Tudo vai se resolver mais fácil e rápido quando se mantém a calma. Se for necessário ligue para alguém conhecido que possa se dirigir ao local para te ajudar.

Se ainda tem dúvidas, deixe um comentário abaixo. Terei o maior prazer em respondê-la.